PILARES DA NOSSA ATUAÇÃO ESG

A VINCI partners POSSUI UMA LONGA TRAJETÓRIA EM TEMAS RELACIONADOS a ESG QUE VAI ALÉM DOS PROCESSOS DE INVESTIMENTO

Ficou claro para mim que a história da Vinci na agenda ESG - desde a adesão ao PRI em 2012 até o lançamento de fundos ESG nos anos recentes - reflete não apenas uma demanda do mercado, mas os princípios da companhia. Sonia Consiglio | Conselheira Independente e Presidente do Comitê ESG da Vinci



Na Vinci Partners, cultivamos valores fortes, atraímos excelentes profissionais e construímos uma plataforma referência em investimentos alternativos. Nesse contexto, a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) permeia o nosso processo de investimento e a gestão da companhia há mais de 12 anos, e faz cada vez mais parte da nossa cultura. 
Em 2021, demos um grande passo com a implantação do Comitê ESG com reporte direto ao nosso Conselho de Administração. Definimos três pilares que balizam a nossa atuação tanto internamente como no mercado: Negócios, Fomento e Cultura & Práticas. E lançamos ainda o nosso primeiro Relatório ESG.
Nosso portfólio atual possui produtos que integram as questões ESG transversalmente ao seu processo de investimento, dos quais destacamos três fundos: o Vinci Infraestrutura e Saneamento (VIAS), o Vinci Energia Sustentável (VES) e o Vinci Impacto e Retorno IV (VIR IV).

 RELATÓRIO ESG VINCI PARTNERS 2021

VISÃO 360º DA VINCI PARTNERS: Negócios, FOMENTO E CULTURA & PRÁTICAS

UMA VISÃO HOLÍSTICA É IMPORTANTE PARA QUE A AVALIAÇÃO SEJA FLEXÍVEL E NÃO SIMPLESMENTE RESTRITIVA

Enquanto o modelo de negócio e nossas práticas demonstram alinhamento com a agenda ESG em nosso processo de investimentos, o histórico de retornos ao longo dos anos comprova que essa dedicação não altera o nosso compromisso de entregar resultados consistentes e atrelados à gestão de risco. Roberto Leuzinger | Sócio, Head ESG e CHRO


A Vinci Partners possui um compromisso formal para o fomento dos nossos pilares ESG:

Principles for Responsible Investment (PRI) | Principal compromisso internacional, no âmbito da ONU, sobre a agenda que congrega mais de 3.000 signatários e US$ 100 trilhões em ativos sob gestão. 

A Vinci Partners é signatária do PRI desde 2012. Mais do que um posicionamento institucional, a adesão ao PRI se relaciona ao modelo de negócio da instituição e busca a melhoria contínua dos processos de integração ESG em todas as classes de ativos do portfólio. Somos avaliados como nível A pelo questionário anual do PRI, entre os melhores do mundo.

Women Empowerment Gender Gap Analysis Tool (WEPs Tool) | Ferramenta orientada aos negócios com o objetivo de promover a igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade. 

Declaração de apoio do CEO ao Women Empowerment Principles (WEP), com o objetivo de promovermos a igualdade de gênero em toda a companhia, com orientação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Operating Principles for Impact Management (OPIM) | Estrutura para os investidores garantirem que as considerações de impacto sejam propositalmente integradas ao longo do ciclo de vida do investimento.

O fundo Vinci Impacto e Retorno IV (VIR IV) da Vinci Partners é aderente ao OPIM.


CULTURA VINCI PARTNERS

PROMOVEMOS UMA CULTURA ORGANIZACIONAL PAUTADA NA ÉTICA E NO DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO. INTENSIFICAMOS A DEDICAÇÃO ÀS QUESTÕES ESG, SOBRETUDO NAS VERTENTES DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO

A cultura da Vinci é pautada em pessoas. Buscamos sempre entender como podemos agregar valor e gerar um impacto positivo para a companhia e o entorno. Patricia Amorim | Sócia do time de Gente & Gestão 


É importante separar os aspectos ESG nos investimentos do investimento social privado. A Vinci Partners possui uma responsabilidade social e ambiental em iniciativas que permeiam toda a sua cultura e prática enquanto companhia.


Conheça NOSSAS principais INICIATIVAS

AMBIENTAIS
Certificado de Neutralização de Carbono

Certificado de Neutralização de Carbono

Nos tornamos carbono neutro, realizando o inventário de emissões dos escopos 1 e 2 e parte do escopo 3, e a parcela não neutralizada por nossas iniciativas internas é compensada por meio da compra de créditos de carbono.
Em parceria com a MOSS. Earth, obtivemos o certificado de neutralização de carbono, VERRA Standards for a Sustainable Future. Implementamos, ainda, uma série de iniciativas para a redução do consumo de energia nos escritórios da Vinci Partners.

Certificação para Edifícios Sustentáveis

Certificação para Edifícios Sustentáveis

A sede da Vinci no Rio de Janeiro possui a certificação para edifícios sustentáveis LEED SILVER (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela U.S. Green Building Council. O certificado engloba os projetos de arquitetura, elétricos, luminotécnicos, de ar-condicionado, hidráulicos e de automação predial, desenvolvidos com a premissa de reduzir o consumo e eliminar o desperdício de energia e água potável. 


MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA

Infraestrutura para bicicletas na sede da Vinci no Rio de Janeiro, desde 2015 (bicicletário e vestiários).

ENERGIA RENOVÁVEL

ENERGIA RENOVÁVEL

Geração de energia solar fotovoltaica em Paraíba do Sul (RJ) para a sede no Rio de Janeiro, em parceria com a Axis Renováveis.


DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
PROGRAMA #VINCIPORELAS

PROGRAMA #VINCIPORELAS

Muito mais que uma #, o programa reúne todas as iniciativas de promoção da equidade de gênero na Vinci, através de diversas ações. 

POOL DE FUTUROS TALENTOS FEMININOS

POOL DE FUTUROS TALENTOS FEMININOS

Ação afirmativa de recrutamento exclusivamente feminino que visa à promoção da equidade de gênero por meio da formação de uma boa base de profissionais mulheres. 

Representatividade Feminina no Conselho - Selo WOB

Representatividade Feminina no Conselho - Selo WOB

Em 2021, a Vinci Partners recebeu o selo Women on Board (WOB), iniciativa independente que reconhece e divulga as organizações com pelo menos duas mulheres em conselhos de administração ou consultivos, com o objetivo de demonstrar os benefícios desta diversidade ao mundo empresarial e à sociedade.
Dos quatro conselheiros independentes da Vinci, duas são mulheres, sendo uma delas focada no tema ESG.

Benefícios adicionais à licença parental

Benefícios adicionais à licença parental

Aliando nossa cultura de trabalho às necessidades das mães e pais nesse momento tão especial, a Vinci revisou a sua política de licença parental, adicionando benefícios de home office para as mães e os pais. Dessa forma, espera contribuir para o processo de aleitamento materno, bem como para um retorno mais gradativo ao escritório.

Espaço Vinci Mom's

Espaço Vinci Mom's

Salas privativas em todos os escritórios para que as mães possam retirar o leite materno quando desejarem, contendo kits de amamentação e espaços exclusivos para congelamento.

Saúde da Mulher

Saúde da Mulher

Programa de palestras periódicas, que abordam temas relacionadas à preservação da saúde da mulher com médicos(as) especialistas.


DESENVOLVIMENTO E DIÁLOGO
Ciclo de Palestras

Ciclo de Palestras

Os Desafios e Oportunidades da Diversidade de Gênero: programa contínuo de palestras para as colaboradoras sobre a valorização da mulher no mercado financeiro. 

Programa de Coaching

Programa de Coaching

Processo estruturado de desenvolvimento realizado por coachs, que permite a autorreflexão dos profissionais, estimulando o desenvolvimento de competências importantes para a ascensão de carreira dentro da Vinci. 70% dos funcionários no programa são mulheres.

100 Women in Finance

100 Women in Finance

A Vinci, através de suas sócias, integra a associação 100 Women in Finance, que tem como objetivo fortalecer o setor financeiro global, capacitando as mulheres a atingir seu potencial profissional. Seus membros inspiram, preparam e apoiam uma nova geração de liderança no setor, na qual mulheres e homens atuam como profissionais e executivos de investimento, iguais em realizações e impacto.

FIN4SHE

FIN4SHE

Participação ativa no movimento FIN4SHE, que através de iniciativas práticas, promove a presença feminina no mercado e contribui para um ambiente mais diverso, justo, igualitário e atrativo para as mulheres. O movimento é também uma das fontes de recrutamento da Vinci Partners.


SOCIAIS
Programa Jovens Aprendizes

Programa Jovens Aprendizes

Realizado em parceria com a associação sem fins lucrativos CAMP Mangueira, o Programa Jovens Aprendizes da Vinci Partners promove a inclusão social por meio da experiência e qualificação profissional. Em 2021, contratamos três jovens do programa e adquirimos 100 licenças da CMOV - solução digital para o desenvolvimento e inclusão no mercado de trabalho - para os jovens da comunidade da Mangueira aprimorarem soft skills e impulsionarem suas carreiras.

Projeto Ismart

Projeto Ismart

A Vinci é parceira do Ismart atuando na transformação de jovens talentos de baixa renda em protagonistas do futuro. O Instituto é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens em situações de vulnerabilidade social e lhes concede bolsas em instituições de ensino de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento profissional, do ensino fundamental à universidade. A Vinci contribui ativamente através de mentorias, eventos e bolsas de estudos para universitários, além de utilizar o Ismart como uma das fontes de recrutamento.

Mestrado na PUC-RJ

Mestrado na PUC-RJ

Desde 2007, a Vinci oferece bolsas de estudo para alunos de mestrado em Economia da PUC-Rio, contribuindo para a formação de mais de 30 estudantes nos últimos 16 anos, além de patrocinar uma cátedra no Departamento de Economia. 

Fiocruz e Instituto Figueira Fernandes

Fiocruz e Instituto Figueira Fernandes

Contribuímos com o programa Unidos Contra a Covid-19, cujo objetivo é fortalecer as ações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) frente à pandemia, dando apoio humanitário às populações vulnerabilizadas.
O Instituto Fernandes Figueira (IFF) é o hospital da Fiocruz referência em doenças infantis crônicas. A Vinci contribui com leites especiais e cadeira de rodas no âmbito do projeto Volta pra Casa.

Hospital Pequeno Príncipe

Hospital Pequeno Príncipe

Apoiamos o Projeto Saúde Integral II do Hospital Pequeno Príncipe, dedicado à causa de saúde infantojuvenil. O projeto oferece assistência em saúde com qualidade e humanização, unindo atendimento médico em diversas frentes, atividades educacionais, culturais e lúdicas e apoio às famílias.

Instituto Devolver

Instituto Devolver

Realizamos uma ação pontual junto ao Instituto Devolver, que oferece ajuda humanitária no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os colaboradores da Vinci Partners doaram roupas, sapatos e acessórios adequados para trabalhar a jovens em situação de vulnerabilidade que concluíram a capacitação do Projeto Jovem Aprendiz Social do instituto e estão começando sua vida profissional.

Instituto MOVRIO/ Disque Denúncia

Instituto MOVRIO/ Disque Denúncia

Organização da sociedade civil dedicada às agendas da segurança e justiça no Rio de Janeiro. Desde 2012, fazemos contribuições mensais ao Instituto para manter o Disque Denúncia, canal de integração entre a população e as autoridades de segurança pública que ajuda no combate à violência no estado.

Instituto Órizon

Instituto Órizon

Criado pela Vinci Partners e outras três gestoras de recursos, o Instituto Órizon trabalha com ONGs comprometidas com a educação e a profissionalização de jovens em vulnerabilidade social.

Instituto Phi

Instituto Phi

A Vinci colabora com o Movimento União Rio no combate à pandemia com valores para a implantação de leitos hospitalares e milhares de cestas básicas para famílias afetadas pelas dificuldades econômicas. O União Rio é gerido pelo Instituto Phi, que busca desenvolver a prática da filantropia.

Instituto Reação

Instituto Reação

Também somos parceiros do projeto socioesportivo Reação Escola Faixa Preta, do Instituto Reação, que oferece aulas de judô e jiu-jitsu a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

A Vinci Partners é patrocinadora institucional do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - instituição referência para a arte e a cultura do país.

Observatório do Livro e da Leitura

Observatório do Livro e da Leitura

Apoiamos o projeto Tomates Verdes Fritos, do Observatório do Livro e da Leitura, que realiza leituras para idosos em tratamento contra o câncer inscritos individualmente, residentes em instituições de longa permanência ou usuários dos serviços públicos de saúde.

ONG Basquete Cruzada

ONG Basquete Cruzada

Apoiamos uma ação pontual para cerca de 60 crianças por meio do projeto Ponto Cultural no Jardim Botânico, com a participação da ONG Basquete Cruzada, que oferece atividades esportivas, culturais e de entretenimento para residentes das comunidades. O evento contou com apresentação musical, palestras sobre coleta inteligente de resíduos e contadores de histórias.